Natural de Gana, o grupo African Brothers Band, surgiu dez anos antes, com nome inspirado na consigna da “unidade africana”, de Kwame Nkrumah.

Líder africano e um dos fundadores do Pan-Africanismo, Kwame Nkrumah (1909-1972) foi primeiro-ministro entre 1957 e 1960 e presidente de Gana de 1960 a 1966.

Renomeado African Brothers International Band em 1973, o grupo se tornou uma das maiores referências do highlife, com dezenas de discos e compactos lançados durante a carreira.

Liderado por Nana Kwame Ampadu (1945 -2021), African Brothers Band é um dos grupos pioneiros do highlife, gênero musical nascido em Gana e que se espalhou pela África Ocidental.

Um dos criadores do highlife, e autor de cerca de mil músicas, entre elas clássicos locais e africanos, Nana Ampadu é considerado um dos músicos ganeses mais ilustres do século XX. 

Entre suas composições estão temas políticos em apoio aos governos pró-independência e campanhas sociais, além de músicas para séries da televisão de Gana.

Originário de Gana, nos anos 20, ao longo das décadas seguintes, o highlife incorporou às tradições musicais locais influências sonoras e instrumentos da música popular ocidental, especialmente metais e guitarra elétrica.

Inicialmente associado à aristocracia local durante o período colonial, o highlife se espalhou para países como Serra Leoa, Libéria, Gâmbia e Nigéria e a outros países do Oeste do continente.

O highlife produziu grandes artistas como S. E. Rogie, E. T. Mensah, Victor Oliya, K. Frimpong, Stephen Osadebe, Prince Nico Mbarga, Sir Victor Uwaifo, Fela Kuti, Oliver de Coque, Oriental Brothers International Band e Super Negro Bantous, entre outros.

Ouça abaixo playlist especial com curadoria de Fernando Rosa para Senhor F Social Club (clique na imagem).

Foto: Senhor F Social Club.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending