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Na Usina do Som, programa Senhor F foi pioneiro na web rádio brasileira
Durante 75 semanas, o programa Senhor F – A História Secreta do Rock Brasileiro resgatou da obscuridade discos raros, hits perdidos, cenas regionais, deu visibilidade para artistas e bandas independentes e contribuiu para a construção da memória musical nacional.
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Walter Smetak, o bruxo que uniu música, ciência e espiritualidade
Uma de suas criações atendia pelo nome de Vina, construído com três cabaças, que permitiam “a passagem do som ocidental – mais imprensado – para o oriental, muito prateado e curto”.
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Gravasom, a gravadora que deu voz para a cena musical do Norte do Brasil
Igual seus pares internacionais, a Gravasom cresceu e consolidou seu espaço atuando em nicho, no caso regional, no Norte do Brasil, e musical – lambada e brega, principalmente.
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Turma do Matoso, no Rio de Janeiro, “onde toda confusão começou”
Nos anos cinquenta, na esquina dessas ruas nasceu a turma, conhecida com a Turma do Matoso, cujos principais integrantes revolucionaram a música brasileira na década seguinte.
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Série de playlists especiais destacam clássicos da música africana
A seleção abrange várias décadas, diferentes países e diversos gêneros, incluindo cantoras, cantores, grupos, orquestras e guitarristas que se destacam no continente.
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A psicodelia dos 60 & 70 no Brasil, da garagem às misturas regionais
Apoiados na riqueza musical nacional, os grupos misturaram rock, tropicalismo, barroco, jazz, erudito, som oriental, música regional e tudo o mais disponível para criar um dos universos sonoros mais criativos do planeta, naquele momento.
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Os primeiros passos do rock brasileiro, dos anos 50 até a pré-Jovem Guarda
Quando o rock aportou no Brasil por volta de 1955, incendiando as festinhas e os cinemas e pressionando as gravadoras por lançamentos, quem primeiro gravou e cantou o novo ritmo foram orquestras de jazz e intérpretes tradicionais, como Nora Ney e Cauby Peixoto.
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Champeta: o encontro das músicas africana e latina no Caribe colombiano
Do palenque (quilombo) de San Basílio, no Caribe colombiano nasceu um dos mais importante gênero musical afrodescendente da América Latina moderna.
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“Nuggets” do Power Pop independente dos anos noventa
Nos anos noventa, inúmeras bandas também produziram discos que, embora pequenas obras-primas, e restritas ao conhecimento de poucos e felizardos ouvintes, escreveram boa parte do melhor da história do power pop daquela década.
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Guitarra tuareg, a metralhadora musical do deserto do Saara
Ali Farka Touré e Tinariwen, ambos do Mali, são a base que influenciou e formou as novas gerações, com destaque para Bombino e Mdou Moctar, os nomes mais importantes da música moderna do Saara.
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Juju, o gênero que uniu percussão iorubá, guitarra elétrica e sintetizador
Após 15 anos de sucesso na Nigéria, com o disco “Juju Music”, lançado em 1982 pela gravadora Mango, King Sunny Adé afirmou o gênero junto ao público amante do afropop.
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Memória independente (anos 2000): #002 – Grenade/Grenade
Entre os registros da banda, o autointitulado Grenade, lançado em 2004, abriu as portas para o quarteto participar de grandes festivais.
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A revolução musical e cultural do soukous na África moderna
Evolução da rumba congolesa, em versão acelerada, e sob o impacto cultural-musical dos anos 60, o soukous surgiu na República Democrática do Congo (antigo Zaire) e na República do Congo (antigo Congo Francês).
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Mbalax, o encontro da tradição do Senegal com a música pop
Nos palcos desde os 12 anos, Youssou N’Dour é o inventor do mbalax, gênero que fundiu as tradições musicais do povo Serer – um dos maiores grupos étnicos do Senegal – com a música pop do Ocidente.
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A origem do highlife moderno com African Brothers Band, de Gana
Originário de Gana, nos anos 20, ao longo das décadas seguintes, o highlife incorporou às tradições musicais locais influências sonoras e instrumentos da música popular ocidental.
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A construção da rumba congolesa sob a influência da música cubana
A construção musical da rumba congolesa tem em sua origem diversas vertentes musicais, históricas e, mesmo, geopolíticas, com destaque para a influência da música cubana, a partir dos anos quarenta.
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Antes e depois, raridades dos gaúchos Superguidis
O material disponível em versão “youtube” faz parte do acervo de Senhor F Discos, junto com gravações de demos do segundo disco, de shows ao vivo e outras raridades.
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Grupo Etran de L’Air, do Niger, a nova estrela da música do Saara
A capital Agadèz, a “capital das guitarras”, ganhou notoriedade musical nos últimos anos com a projeção mundial dos guitarristas Bombino e Mdou Moctar. Etran de L’Aïr é a mais recente estrela dentre as dezenas de bandas da cidade, oriunda do circuito profissional de festas de casamento, tradicional em Agadèz.
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O 1º rock instrumental gravado no Brasil, com The Blue Jeans Rockers
Não por acaso, solado por um piano, o registro tinha à frente do instrumento o tecladista Lafayette, o mesmo que mais tarde deixou a marca de seu órgão Hammond B3 na Jovem Guarda.
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A série da Gravasom que popularizou a guitarrada nos anos oitenta
A série “Guitarradas” teve sete volumes, lançadas entre 1982 e 1991, com alterações em sua apresentação, combinando as expressões “guitarrada” e “lambada”. Todas as capas traziam a imagem de uma guitarra – real ou estilizada, para reforçar a ideia do título e do som.
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O ‘Grande Caribe’ e sua influência na criação e no mercado mundial da música
Qual região do mundo produziu, em pouco mais de meio século, tantos gêneros musicais como o son, o bolero, o mambo, a rumba, o merengue, o calypso, a salsa, o cha-cha-chá, o compas, o cadence, a lambada, a soca, o reggae e o zouk?
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Los Saicos: originais e precursores do punk na América do Sul
Los Saicos – foneticamente um derivativo do inglês “psycho” – foi uma espécie de Sonics latino-americano. O grupo surgiu em 1964, foi esquecido e redescoberto na virada do século.
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Congolesa M’bilia Bel, a “Rainha da Rumba Africana”
A rumba congolesa também gerou a sua maior expressão feminina, a cantora M’bilia Bel, considerada a “Rainha da Rumba Africana” e uma das figuras mais influentes da música da África no século XX.
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Terceira edição do Senhor Festival destacou a banda Superguidis; veja vídeo
A terceira edição do Senhor Festival – 2007 aconteceu em novembro, em Brasília, no tradicional Gate’s Pub, palco do evento Noite Senhor F. Os destaques independentes nacionais foram os gaúchos Superguidis (veja o vídeo) e Pata de Elefante, e os brasilienses Watson, Beto Só e Sapatos Bicolores.
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Son cubano, a mais perfeita fusão entre a música africana e latina
A popularização do son e sua dança sensual levou a ditadura colonial a proibir sua execução pública, assim como aconteceu com o samba no Brasil e o rhythm’n’blues nos Estados Unidos.
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Senhor F, a origem (quase) secreta da publicação pioneira da internet
Conheça a origem da publicação digital “Senhor F – A Revista do Rock”, editada e postada desde Brasília, a partir do segundo semestre de 1998.
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Jesus & Mary Chain: o barulho que salvou o rock pela terceira vez
Os caras atendiam pelo nome de Jesus & Mary Chain, vinham da Escócia e, mesmo sem prometer nada, abriram uma nova era para o rock. O segredo da surpresa era a simbiose perfeita entre maravilhosas melodias, quase sussurradas, soterradas pela velha e clássica distorção.
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João Gomes, diferente entre os iguais, o maior artista moderno do país
Na evolução da pisadinha, do piseiro e da vaquejada, e a partir da influência de Luiz Gonzaga, Kara Véia e pop nacional, João Gomes modernizou e resgatou o forró para as novas gerações.
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De Shakespeare a Elvis Presley, a construção musical do rock and roll
A história da construção musical do rock and roll, contada cronologicamente, e acompanhada de playist contendo 7 horas de músicas; texto é parte do e-book “De Shakespeare a Elvils Presley, disponível na Amazon.
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Veja o documentário “As origens da lambada”, produzido por Félix Robatto
O documentário conta em detalhes a história da construção do gênero musical batizado de lambada no estado do Pará, a partir dos anos setenta.
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Superguidis no festival Ciudad Emergente, a conexão Brasil-Argentina
No coração da capital argentina, Superguidis fez o penúltimo show do palco principal do festival Ciudad Emergente, antes da “banda surpresa” que fechou o dia, os lendários Divididos
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Um “detalhe” chamado Revolver
A “guerra transatlântica”, como definiu George Martin, entre Beatles e Beach Boys, em meados dos anos sessenta, em torno do disco da década.
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The Soul of Congo: a gravadora Ngoma e a emergência da rumba congolesa
O florescimento cultural e musical pós-independêncoia produziu músicos e músicas e, junto, uma nascente indústria discográfica que eternizou a magia e a criatividade daquele momento.
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Entrevista histórica: Rogério Duprat, um maestro “cúmplice” do rock
O maestro Rogério Duprat é um dos maiores gênios da música brasileira, do rock ao erudito, passando pela MPB. Em 2000, entrevistamos Duprat em sua casa, que falou sobre sua história e carreira desde os anos 60. Agora, mais de 20 anos passados, recuperamos a fita-cassete perdida e trazemos a raridade para vocês.
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Entrevista com Manoel Cordeiro: A música da Amazônia para o mundo
Entrevista feita pelo editor de Senhor F Social Club, Fernando Rosa, com o mestre Manoel Cordeiro, um dos grandes músicos brasileiros, dono de uma trajetória musical do tamanho da Amazônia.
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A peleia vai continuar: Somos todos brasileiros do Rio Grande do Sul
Neste 1º de junho fecha um mês da maior tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul. Mas, o povo gaúcho é bravo, forte e “não vai se entregar pros home”, como diz a canção. “Não tá morto quem peleia”, canta a banda Ultramen (veja o vídeo).
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A origem da lambada no Norte do Brasil, para além do Kaoma
Apesar da falsa impressão de mero produto da industrial cultural, deixada pelo registro do grupo Kaoma, a lambada/guitarrada tem sua origem na cultura musical amazônica.
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A influência latina no Benin e seu momento de ouro nos anos 70 & 80
Pequeno país na África Ocidental, com cerca de 14 milhões de habitantes, o Benin produziu uma das cenas musicais mais importantes do que chamam de “período de ouro” da música africana.
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Três gerações de graduados com louvor na Escola Beatles
A história da perpetuação e desenvolvimento de uma linhagem sonora que nasceu com Lennon & McCartney e reproduziu-se além dos limites da beatlemania ou dos anos sessenta
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A genealogia dos Mutantes e seus diversos planetas
Em 1966, ainda como O’Seis, os futuros Mutantes realizam sua primeira gravação individual, com o antológico compacto pela Continental, contendo as clássicas Suicida e Apocalipse com letras vanguardistas e hilárias para a época.
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A presença da guitarra no centro da moderna música africana
Em geral esta percepção é ignorada, pois a referência ao instrumento remete ao rock, principalmente para as gerações pós-anos cinquenta.
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Leo Sarkisian e a série de LPs que inaugurou a moderna música da Guiné-Conakry
Batizada de “Edition Spéciale”, a série teve início em 1961 com o lançamento de três LPs, seguidos em 1962 e 1963 de outros sete LPs e mais cinco 45rpm- os primeiros registros comercialmente disponíveis de música guineense desde a sua independência em 1958.
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Salum Abdallah & Cuban Marimba Band, a influência cubana na África Oriental
A África Oriental não escapou da influência dos ritmos e da cultura cubana, presente nas rádios na maioria dos países. Exemplo disso é o grupo Salum Abdallah and Cuban Marimba Band, natural de Morogoro, na Tanzânia.
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“Mandjou”, com Ambassadeur International, clássico do afro-jazz
Um dos grandes álbuns da música africana, lançado em 1976, “Mandjou” com Ambassadeur International é um clássico universal.
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A revolução das orquestras: o Mali e a explosão sonora dos 70
O disco de L’Orchestre Kanaga de Mopti “é simplesmente uma das obras-primas da África Ocidental”, define o site Radio Africa, em resenha do disco.
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Festival Rock in Rio ignora a música brasileira produzida na Amazônia
Um dos dias do festival Rock in Rio, batizado de “Dia do Brasil”, não programou nenhum artista do Norte, onde fica, aliás, a Amazônia, hoje no centro dos debates mundiais.
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Mestre Vieira e outros gênios da guitarra do Norte que criaram um gênero
“Mestre Vieira criou um gênero. Isso em qualquer lugar do planeta é importantíssimo”, afirmou Boanerges Nunes Lobato Junior (o guitarrista Pio Lobato; veja no pé da matéria) na tese “Guitarrada, um gênero do Pará” (Universidade Federal do Pará, 2001). O inventor da lambada, rebatizada de guitarrada – a lambada com guitarra, nasceu em Barcarena, no interior do…
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Mestre Cupijó, o gênio das três raças ganha tributo paraense
Na abertura do carnaval de 2024, 9 de fevereiro, o grupo Baile do Mestre Cupijó lançou o primeiro álbum de estúdio com a obra do artista de Cametá, no interior do estado. Já falecido (em 2012), Cupijó é um dos músicos mais importantes do Brasil, em particular pela sua mistura sonora das músicas europeia, negra…
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Memória independente (anos 2000): #001 – Os Pistoleiros/(não contavam) com os …
Os Pistoleiros traziam para a cena musical daquele momento sete canções arrebatadoras, incluindo potentes hits.
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A história secreta da série colombiana 14 Cañonazos Bailables
A série de LPs 14 Cañonazos Bailables é parte fundamental da cultura musical da Colômbia. Conheça a história secreta da série lançada anualmente pela lendária gravadora Discos Fuentes. desde 1961.
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Desde Medellin, Fruko y sus Tesos e a revolução da salsa moderna
Natural de Medellin, Julio Ernesto Estrada (Fruko) criou a banda em 1969, estreando com o disco Tesura, pela gravadora Discos Fuentes.
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Arnaldo Baptista, um artista universal
Arnaldo Baptista é o nosso Tom Jobim do rock and roll que o Brasil ainda não descobriu em toda sua dimensão e importância. Além de sua história pessoal, do mito do ex-Mutantes, existe um compositor dono de uma musicalidade extraordinária.
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10 discos clássicos da psicodelia latina dos anos sessenta
Entre os anos de 1967 e 1970, uma grande quantidade de discos foi produzida e lançada na região. Nascidos com a beatlemania, muitos grupos enveredaram pelo caminho da psicodelia, influenciados por Sgt. Pepper’s.
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Vila do IAPI, em Porto Alegre, berço de Elis Regina e Liverpool
A Vila do IAPI, em Porto Alegre, é o berço da cantora Elis Regina e do grupo Liverpool, expoente do rock gaúcho e da psicodelia nacional, e nosso primeiro destino da série e futuro projeto”Turismo Musical”.
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“El Mapa de Todos”, batizado em tributo ao uruguaio Daniel Viglietti
O nome do festival “El Mapa de Todos” foi sacado da letra de um clássico da canção uruguaia e latina, a música “Milonga de andar lejos” (veja a letra abaixo), do cantor, compositor, poeta e militante político uruguaio Daniel Viglietti – Montevidéu, 24 de julho de 1939 – Montevidéu, 30 de outubro de 2017. Em 12 de novembro de 2014, a…
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Histórica entrevista que resgatou Lafayette para a cena musical nacional
Por volta do ano 2000, adentrando ao seu segundo ano de vida desbravando os caminhos da internet brasileira, a então Senhor F – A Revista do Rock trazia uma entrevista histórica com o tecladista Lafayette. Apesar de sua fundamental colaboração com Roberto Carlos, especialmente, e dezenas de outros artistas, além de seus discos solo, o…
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El Mapa de Todos, palco brasileiro para artistas latinos emergentes
O Festival El Mapa de Todos tem sua história marcada pela apresentação ao público brasileiro de artistas latinos em início de carreira que posteriormente despontaram em seus respectivos países. Desde sua primeira edição, em 2008, ainda em Brasília, esta característica ficou evidente com a participação da cantora e compositora chilena Javiera Mena, depois uma das…
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Um raro vídeo com a banda The Brazilian Bitles, do hit Gata/Wild Thing
Ao longo da carreira, lançaram 3 LPs e vários compactos, incluindo o hit Gata, versão para Wild Thing, dos ingleses The Troggs
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“Sweet Mother”, a música mais vendida por um artista africano
A música Sweet Mother, com o nigeriano Prince Nico MBarga, foi lançada em 1976, e vendeu mais de 13 milhões de cópias. Com 9m53, a composição fala da relação de amor entre filhos e mães.
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Em show espetacular, David Byrne resgata música de William Onyeabor
Destacado artista de funk experimental, Onyeabor se tornou conhecido pelo hit/disco Atomic Bomb, lançado em 1978.
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“O maior show da Terra”, com Jerry Lee Lewis no Star Club, em 1964
O número de clássicos do rock ao vivo é grande: Live At Apollo com James Brown, Live At Kevin Hall com The Kinks, Get Yer Ya Ya’s Out com The Rolling Stones, At Filmore East com The Almann Brothers e, ainda, Slade Alive com Slade, entre outros. Mas, dentre eles, um se destaca: Live At…
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Sivuca, arranjador do hit Pata Pata e pioneiro da relação musical Brasil-África
O mega-hit mundial Pata Pata com a sul-africana Miriam Makeba esconde um segredo. Tem como arranjador o multi-instrumentista brasileiro Sivuca. Lançado em 1967, o compacto explodiu nas paradas internacionais, incluindo o Brasil. Senhor F conta essa história.
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Magno, do clássico ‘Amor Amor’, morre em Fortaleza, aos 69 anos
O cantor Magno , um dos grandes ídolos da música popular do Norte do Brasil morreu neste sábado, aos 69 anos. “Muito obrigada grande Magno por suas canções que marcaram a minha infância e de tanta gente”, escreveu Lia Sophia em suas redes sociais – ela regravou seu maior hit – Amor Amor. É dele…
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Julio Jaramillo, do Equador, o embaixador do bolero para o mundo
O cantor equatoriano Julio Jaramillo (1 de outubro de 1935 – 9 de fevereiro de 1978) é um dos maiores intérpretes de bolero da história do gênero. Em sua carreira estão feitos como a gravação de mais de duas mil músicas e também se apresentar em toda a América Latina e outros países do mundo. Com sua…
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Albert Luampasi, pioneiro da guitarra africana e mestre de Franco Luambo
Vídeo raro de Albert Luampasi, um dos mentores de Franco Luambo no início da carreira, junto com Henri Bowani, compositor de Marie Louise.
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“Bicho”, com um pé na África pop, mas rejeitado em seu tempo
O tempo se encarregou de revelar a verdadeira essência de “Bicho”e reposicionar o disco histórica e culturalmente. Na verdade, “Bicho” é resultado da conexão de Caetano com a África – e seus ritmos modernos-, “descoberta” In loco em 1977.
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Uma orquestra no epicentro da revolução cultural anticolonialista
Espécie de matriz das dezenas de orquestras que proliferam na Guiné-Conakry independente do colonialismo francês, em 1958, Syli Authentic é também o epicentro de um dos processos culturais mais importantes da história da África, e mesmo mundial.
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Da Guiné-Conakry, conheçam Sory Kandia Kouyaté, a “voz da revolução”
A sua voz técnica, melodiosa, épica e poderosa transformou o jovem da Guiné-Conakry em um dos cantores mais importantes da África e um fenômeno mundial.
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‘Milongas abaixo de mau tempo’, a alma do pampa na ponta dos dedos
A milonga é um dos gêneros musicais mais apaixonantes do Rio Grande do Sul e da região do Pampa.
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Veja a versão do grupo Frente Cumbiero para “Merecumbe”, clássico da Fania Recs
Liderado por Mario Galeano Toro, compositor e produtor colombiano, Frente Cumbiero é um dos grupos da vanguarda musical tropical e latina.
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Gabriel O’Meara, do Peso aos estúdios com Erasmo, Raul Seixas e Tim Maia
Gabriel O’Meara é um nome presente no imaginário roqueiro nacional. Viveu no Brasil de 71 até 91, depois de chegar ao Rio de Janeiro para passar férias. Escrevia para o jornal Rolling Stone nacional, tocava com a lendária banda Peso e tem seu nome nos créditos do clássico 1990 – Projeto Salva Terra, de Erasmo…
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Mexicanos Son Rompe Pera invocam os “pachucos” e o punk na cumbia
A cumbia avançou os limites clássicos do gênero em vários momentos da história; um desses momentos é protagonizado pelos mexicanos Son Rompe Pera. Oriundos de Naucalpan, um subúrbio da Cidade do México, juntaran influências clássicas (Andres Landero) com punk e ska e a marimba mexicana, herdada de seu pai. A marimba é popular nos estados do…
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Em 2005, Júpiter Maçã apresenta ‘Beatle George’ na Noite Senhor F
Em 21 de maio de 2005, Júpiter Maçã fez seu primeiro show em Brasília. Na ocasião, o músico gaúcho e sua banda apresentaram-se no lendário Gate’s Pub (403 Sul). O show fez parte da programação da Noite Senhor F, evento que marcou época na cidade. Confiram o registro do jornalista Pedro Brandt (leia seu depoimento…
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As cordas de ácido de Lanny Gordin, da Jovem Guarda ao Tropicalismo
Os Mutantes, Rogério Duprat, Gilberto Gil, Gal Costa e Torquato Neto – o grupo, o maestro, o mentor-compositor, a intérprete e o poeta – são nomes que imediatamente vêem à lembrança quando se fala em Tropicalismo. Mas, além desses, quase nunca, ou muito pouco, é lembrado o grande instrumentista, sem o qual discos de Gil…
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John Cage, o elo invisível da vanguarda musical dos anos sessenta
O maestro Rogério Duprat nunca escondeu as influências de John Cage sobre a obra que ele produziu com os Mutantes, como falou na entrevista para a Senhor F, em 2000 (em breve, republicaremos aqui, em áudio). Uma das biografias de Paul McCartney, por sua vez, também destaca as relações do velho Macca – quem diria?…
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Rádio Voix de la Révolution: independência e resgate cultural
Inicialmente conhecida como Radio-Conakry, foi renomeada “Voix de la Révolution”, após a independência. Em seus estúdios foram gravados alguns dos grandes discos da música da Guiné-Conakri, lançados pela estatal Editions Syliphone.