O ano de 1969, mais exatamente 12 de janeiro de 1969, poderia ser conhecido como o “dia da invenção do heavy metal” na história do rock.
Nesta data, foi lançado o primeiro disco dos ingleses Led Zeppelin, que ficou conhecido como o “Led Zeppelin I”, com repercussão mundial.
- Communcation breakdown – A apresentação-promo do disco, com execução das músicas Communication Breakdown e Dazed and Confused, registrou o impacto da novidade.
Um ano depois, em 13 de fevereiro de 1970, era lançado o emblemático e misterioso disco de estreia do Black Sabbath, também um marco do gênero.
No mesmo ano, em setembro, com menor repercussão, chegava às lojas outro pioneiro do heavy metal, o álbum “Very ‘heavy… Very ‘umble”, primeiro do Uriah Heep.
Também em 1970, o Deep Purple lançava “Deep Purple In Rock”, com “Speed King” abrindo o álbum, riffs pesados e vocais agudos (Ian Gillan), antecipando o clássico “Machine Head”.
A engenharia do Zeppelin
Reza a lenda que o “Led Zeppelin I” foi inspirado em “Truth”, do Jeff Beck Group – Jeff Beck, Rod Stewart, Ron Wood & Ian McLagan, lançado um ano antes – em 29 de julho de 1968.
Page vinha da experiência à frente dos Yardbirds/New Yardbirds, que comandou entre 1967 e 1968, depois que Eric Clapton e Jeff Beck abandonaram a lendária banda.
Em show em Nova York em março de 1968 e em programas de televisão na Europa e nos Estados Unidos, Page já apresentava ao público sua “novidade” sonora – um som agressivo e pesado.
Plant, por sua vez, tinha no currículo algumas poucas canções (três conhecidas, pelo menos) com a banda Band of Joy, gravadas em 1967, próximas da futura identidade sonora do Led Zeppelin.
“Com suas releituras esmagadoramente altas de canções de blues e interação vocal e de guitarra, o Jeff Beck Group estabeleceu o modelo para o heavy metal”, define o site All Music, na resenha do disco “Truth”.
Ouvindo a versão de “You Shook Me”, presente nos dois discos (Truth e Led Zeppelin I), não é muito difícil aceitar a tese de que Jeff Beck foi mais uma “fonte de inspiração” da dupla Page & Plant.
É verdade que havia antecedentes e concorrentes barulhentos como The Who, Jimi Hendrix Experience, Cream e, especialmente Blue Cheer, mas a fórmula disputada por Beck & Page estava em outra dimensão.
A vertente Blue Cheer
Outra vertente que reivindica a “invenção” do rock pesado advoga a primazia para a banda Blue Cheer e seu disco “Vincebus Eruptum”, lançado em 1968.
O disco, a bem da verdade, é mais cru e pesado do que “Truth” e “Led Zeppelin I”, mas carecia do charme de um e de outro, coisa que os ingleses souberam dar às suas criações.
Blue Cheer, vinha pela linha de cruzamento do sixtie-garage-punk com climas a la Hendrix, no que poderia ser considerado uma espécie de pré-stoner.
O diferencial da época, no entanto, o que fazia a média das cabeças, tanto do público quanto da mídia, era a aproximação com o blues, no que Page & Plant & Beck tinham escola.
Antecedentes pesados
Por outro lado, nada é mais pesado, agressivo e vanguardista em se falando da pré-história do metal do que a versão dos americanos The Sonics para “Louie Louie”, um clássico dos anos sessenta.
Além da pegada da bateria, das guitarras altas, do vocal berrado, o “riff”-solo quase ao final da música é a coisa mais brutal e estranha daqueles anos de “beatlemania”.
Outros artistas contribuíram de maneira episódica para o desenvolvimento do gênero, como o guitarrista americano Link Wray (ouça Rumble), com sua invenção, o fuzz-guitar.
Ou, ainda, entre os vários exemplos, a destoante e barulhenta geração garageira de Detroit com MC5 e Stooges à frente (abaixo)– sem falar na exposiva “Helter Skelter”, dos Beatles.
O próprio Jeff Beck, à frente dos Yardbirds, com o disco “Roger The Engineer”, lançado em 1966, havia apontado naquela direção sonora, que marcou a história do rock.
Mas, justiça seja feita, Page & Plant desenvolveram uma linguagem especial que desembocou na sonoridade do Led Zeppelin e no que acabou sendo chamado, naqueles tempos, de heavy metal e hard-rock.
Discografia básica
The Sonics – The Sonics Boom
The Yardbirds – Roger The Engineer
Blue Cheer – Vincebus Eruptum
The New Yardbirds – Live (1968)
MC5 – Kick Out The Jams
The Stooges – ST
Jeff Beck Group – Truth & Beck Ola
Led Zeppelin – Led Zeppelin 1
Black Sabhath – ST
Uriah Heep – Very ‘heavy… Very ‘umble
The Groundhogs – Live at Leeds ’71
Deep Purple – Machine Head
The Who – Who’s Next
AC/DC – High Voltage
Foto: Divulgação.
Deixe um comentário