Em meio a explosão da pandemia de covid, o disco “Built to Spill Plays the Songs of Daniel Johnston” passou meio despercebido, até mesmo para o público mais ligado na cena indie americana.
Com mais de trinta de carreira, e grandes discos, a banda Built to Spill pagou tributo a Daniel Jonhston, um dos artistas mais cultuados do rock, desde o anos oitenta.
Em novembro de 2017, Built to Spill acompanhou Daniel Jonhston nos dois últimos shows da ua turnê, o que inspirou a gravação do tributo lançado em 12 de junho de 2020.
O disco traz uma sincera e respeitosa versão da obra de Johnston, sem “releituras”, valorizando suas composições e mantendo seu espírito divertido e ingênuo.
O repertório do tributo abrange principalmente as composições de Johnston nos anos noventa, período em que emergiu da obscuridade e esquecimento.
“Descoberto” por Kurt Cobain
Reverenciado por grandes nomes do rock, ganhou notoriedade quando Kurt Cobain passou a usar uma camiseta com a arte de seu disco “Hi, Hou Are You” (1983).
Um compositor com senso pop aguçado, mas depressivo e outsider, Daniel Johnston morreu em 11 de setembro de 2019, antes do lançamento do álbum.
Desde os anos oitenta, Johnston gravou inúmeras fitas-cassetes e álbuns ignorados, com destaque para “Songs of Pain”, “Hi, How Are You” e “Fun”.
A banda Built to Spill é um dos destaques da cena indie americana dos anos noventa, com discos clássicos como “Keep it Like a Scret“, lançado em 1999.
Mais sobre Daniel Johnston
- Em 2004, o tributo (mais um álbum com os respectivos originais) “The Late Great Daniel Johnston – Discovered Covered” reuniu artistas como Teenage Fanclub, Mercury Rev e Tom Waits.
- O filme “The Devil and Daniel Johnston” conta a história de Daniel Johnston, também reconhecido como um dos gênios da música lo-fi produzida a partir dos anos oitenta.
Foto: Divulgação/reprodução
Deixe um comentário