O número de clássicos do rock ao vivo é grande: Live At Apollo com James Brown, Live At Kevin Hall com The Kinks, Get Yer Ya Ya’s Out com The Rolling Stones, At Filmore East com The Almann Brothers e, ainda, Slade Alive com Slade, entre outros.

Mas, dentre eles, um se destaca: Live At The Star Club com Jerry Lee Lewis, se não o maior, pelo menos o mais energético show da Terra, resgatado para os tempos digitais pela Rhino Records, em 1992, e ainda em catálogo.

Gravado durante show realizado em 5 de abril de 1964, com Jerry Lee Lewis acompanhando do grupo londrino The Nashville Teens, o cd contém cerca de 40 minutos de uma incendiária e explosiva mistura sonora.

Neste cd, mais do que em qualquer outro, está o registro definitivo do momento em que a rebeldia do rock and roll dos anos cinqüenta cruzou com o nascente merseybeat.

O registro traz as músicas Mean Woman Blues, High School Confidential, Money, Matchbox, What’d I Say ( 1 & 2), Great Balls Of Fire, Good Golly Miss Molly, Lewi’s Boogie, Your Cheating Heart, Hound Dog, Long Tall Sally e Wholle Shakin’n Goin’ On.

Todas as músicas executadas com o máximo de energia e vigor, resultando em petardos dançantes dignos do mais alucinado punk setentista, que somente uma audição ao vivo poderia render.

Justiça seja feita, parte do pique deve-se ao grupo The Nashville Teens – formado por Pete Shannon (guitarra), John Allen (guitarra), Ray Philips (baixo) e John Hanken (bateria), que fez algum sucesso nos anos 60, especialmente com a versão para Tobacco Road.

Além da formação na escola do rock and roll dos anos 50, o grupo inglês já tinha convivido com outros mestres da geração anterior, gravando com Carl Perkins e acompanhando Chuck Berry em turnês pela Reino Unido.

A edição da Rhino Records – existem outras, com esta acima, da Bear Fami- além da excelente qualidade de som, que reproduz com fidelidade o clima delirante da platéria, também contém detalhado encarte contando a história do músico e do próprio show .

“O maior show da Terra”, como batizou o próprio Jerry Lee, com o que concordamos, passados mais de meio século.

PLAYLIST – Para ouvir, playlist com (outros) “Discos clássicos ao vivo”, seleção de grandes shows de rock, com 21 artistas e músicas, no perfi de Senhor F Social Club.

Foto: Reprodução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending