A discografia psicodélica latino-americana é uma fonte de surpresas para quem somente tem ouvidos para as obras clássicas americanas ou inglesas.

Entre os anos de 1967 e 1970, uma grande quantidade de discos foi produzida e lançada na região. Nascidos com a beatlemania, muitos grupos enveredaram pelo caminho da psicodelia, influenciados por Sgt. Pepper’s.

A lista é grande e pode começar com o mais clássico deles, La Conferência Secreta Del Toto’s Bar, dos uruguaios Los Shakers, considerado o “Sgt Pepper’s da América Latina”, por seu conceito musical e arranjos arrojados.

La Conferencia Secreta del Toto’s Bar foi gravado em 1967, mas somente lançado em 1968, quando o grupo já tinha acabado.

Mas, em matéria de Sgt Pepper’s, outros títulos disputam a referência, como Kaleidoscope Men, dos chilenos Los Mac’s, e Psicodelicias, com os colombianos Los Flippers, ambos lançados em 1967.

Mais ácidos e radicais, os discos dos mexicanos Los Ovnis – Hippies, e dos peruanos Los Holy’s – Sueño Sicodélico (instrumental), definiram com mais ousadia a nova sonoridade, com uso intenso de fuzz e distorsão.

Também de 1967, com o disco Fictions, os chilenos Los Vidrios Quebrados apostaram em um caminho mais sofisticado, com um som menos sujo e melódico e letras intectualizadas.

Já o brasileiro Mutantes, com seu segundo disco, e o argentino Los Gatos, com Seremos Amigos, abusaram de todos os recursos disponíveis, mas sem perder as pontes com a veia pop da primeira fase do rock sessentista.

Lançados em 1969, os discos Syndrome, com Los Impala, da Venezuela, e En el Maravilloso Mundo de Ingeson, com The Speakers, da Colômbia, foram ainda mais longe na exploração das novas possibilidades.

O disco En el Maravilloso Mundo de Ingeson, com seu vinil com perfume de rosas e chiclete Adams sugerindo uma pedra de ácido transformou-se em uma das peças mais raras do gênero em todo o mundo.

Syndrome, com Los Impala, traz um dos melhores trabalhos de guitarra do final da década em toda a região.

A maioria dos títulos, mesmo os mais obscuros em sua época, integram as mais importantes e especializadas listas de clássicos da psicodelia mundial.

A presente lista não esgota o tema, sendo apenas uma introdução ao gênero, que conta ainda com dezenas de outros títulos, também merecedores da atenção dos ouvidos sul-americanos.

Discografia selecionada:

Los FlippersPsicodelicias (Colômbia)
Los GatosSeremos Amigos (Argentina)
Los Holy’sSueño Sicodelico (Peru)
Los ImpalaSyndrome (Venezuela)
Los Mac’sKaleidoscope Men (Chile)
Os MutantesMutantes (2) (Brasil)
Los OvnisHippies (México)
Los ShakersLa Conferencia Secreta del Toto’s Bar (Uruguai)
Los SpeakersEn El Maravilloso Mundo de Ingeson (Colômbia)
Los Vidrios QuebradosFictions (Chile)

PLAYLIST – Ouça a seleção Rock Latino – 10 LPs psicodélicos dos 60, com músicas dos grupos listados na matéria.

Foto: Los Spéakers, by Ugly Things/ Reprodução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending