Os peruanos Los Saicos são uma das mais importantes e surpreendentes bandas da cena punk-garagem dos anos sessenta. São deles clássicos como Demolición, Cementerio e El Entierro de Los Gatos.

O nome original, Los Sadicos, depois mudado por causa da censura local, explica tudo. Los Saicos – foneticamente um derivativo do inglês “psycho” – foi uma espécie de Sonics latino-americano. Ou Cramps ou Mummies antecipados. Ou seja, eram únicos na região.

Com o nome original, o grupo surgiu em 1964, resultado da união de dois irmãos e um amigo. Nesse ano, recém chegado da Inglaterra, Roberto Carpio convence o irmão Rolando a formar uma banda no espírito da “nova onda”.

O álbum contendo as 12 canções gravadas por Los Saicos entre 1964 e 1967.

Em seguida, se junta ao grupo Edwin Flores, e Los Sadicos dão início a sua curta e tumultuada carreira. Além dos três, também integraram o grupo Pancho Guevara e Cesar Castrillon (que depois participou do psicodélico Los Yorks).

A banda marcou sua história pela qualidade de suas canções próprias e também pelos shows agitados que faziam. As músicas, em boa parte, como as citadas, eram temas inusitados ou, em muitos casos, de horror, acrescidas por efeitos sonoros estranhos.

As canções eram sustentadas por instrumental alto e agressivo, destacando-se vocais berrados, gritos, sirenes e outros barulhos. Os shows não raras vezes terminavam em confusão, além do previsível (e assimilado) naqueles tempos.

Um trecho do documentário Saicomania sobre a história da banda peruana.

Entre 1964 e 1967, o grupo gravou seis compactos, com as músicas Come On / Ana; Demolición / Lonely Star; Camisa de Fuerza / Cementerio; Besando a Outra / Intensamente; Te Amo / Fugitivo de Alcatraz; Salvaje / El Entierro de los Gatos.

Na época, o fim da banda abortou o álbum de estreia, em processo de gravação, mas a partir do final dos anos noventa, várias edições em CD e LP trataram de reunir os seis singles.

Entre as edições, vale destacar o álbum Demolición! The Complete Recordings, contendo um completo encarte de 12 páginas, lançado pela gravadora espanhola Munster Records, em 2010.

Registro ao vivo de show da banda Los Saicos no festival Lima Vive Rock, em 2013.

Seu principal hit, a clássica Demolición merece figurar no rol de clássicos da origem do punk, como Louie Louie dos Wailers, Psycho dos Sonics e You Really Got Me dos Kinks ou My Generation do The Who, entre outros temas.

Após a redescoberta e o reconhecimento tardio, e sem Rolando Carpio, que morreu em 2005, Los Saicos conquistou as novas gerações, a mídia internacional e o público de festivais pelo mundo.

Discografia oficial

Come On/Ana – DisPeru 2019, (1964)
Demolicion/Lonely Star – DisPeru 2023, (1965)
Camisa de fuerza/Cementerio – DisPeru 2027, (1965)
Te Amo/Fugitivo de Alcatraz – DisPeru 2037, (1965)
Salvaje/El Entierro de Los Gatos – DisPeru 2038 (1965)
Besando a Otra/Intensamente – El Virrey V2699-F (1966)

Ouça abaixo a playlist Rock Latino – Mega Hits #01, abrindo com Los Saicos

Por Litto Arbex (aka Fernando Rosa); atualizada a partir de edição anterior em Senhor F.

Foto: Senhor F Social Club.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending