A música africana tem muitas histórias para serem contadas e conhecidas por outros povos. Uma delas tem a ver com  a canção mais vendida por um artista africano.

A música se chama Sweet Mother, foi lançada em 1976, e vendeu mais de 13 milhões de cópias. Com 9m53, a composição fala da relação de amor entre filhos e mães.

O autor da façanha é o nigeriano Prince Nico MBarga, que morreu aos 47 anos, em 1997. Um clássico do highlife nigeriano, Sweet Mother é considerada o maior sucesso africano do Século XXI.

Com a banda Rocafil Jazz, Mbarga é um dos principais responsáveis pela modernização da música popular africana. Ele levou para o highlife a fusão das guitarras nigeriana e congolesa.

Gravada pelo selo nigeriano Rogers All Stars, Sweet Mother fez justiça MBargo e banda, demitidos pela EMI. Na nova gravadora, além de Sweet Mother lançaram mais nove álbuns, entre 1975 a 1981.

Assim como outros artistas africanos. Prince Nico MBargo & Rocafil Jazz fizeram sucessos nos “picós” do Caribe colombiano. Tanto Sweet Mother quanto outros temas animaram as festas em Barranquilha e Cartagena.

PLAYLIST – Ouça a playlist “Sweet Mother & Outros Grandes Hits Africanos“, no perfil de Senhor F Social Club, no Spotify.

Foto: Senhor F.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending