O Brasil é rico em roteiros turísticos musicais, presentes em todos os estados, ainda pouco explorados por jovens e interessados em música e cultura em geral, os quais vamos destacar nesta seção.
Temos o Museu do Reggae no Maranhão, o museu de Luiz Gonzaga em Pernambuco, lugares como a Vila do IAPI, em Porto Alegre, onde nasceu Elis Regina, ou Cametá, cidade natal do Mestre Cupijó, no interior do Pará.
Na Vila do IAPI, por exemplo, é possível visitar o Largo Elis Regina, situado em frente ao apartamento em que morou a cantora, quando iniciou sua carreira em Porto Alegre, inaugurado em 2002, vinte anos após a sua morte.
Vamos começar, então, por um endereço afetivo, a Vila do IAPI, ou Conjunto Residencial Passo d’Areia, em Porto Alegre, berço da cantora Elis Regina e do grupo Liverpool, expoente do rock gaúcho e da psicodelia nacional.
“A Vila do IAPI , inserida dentro do bairro Passo d’Areia, criado pela Lei Municipal n.° 2022 de 7 de dezembro de 1959, é tratada como área de interesse cultural para a cidade de Porto Alegre, por seu valor arquitetônico e histórico”, segundo a Wikipedia.
Inaugurada em 1953 (veja abaixo foto da época), com presença do presidente Getúlio Vargas a Vila foi construída entre 1942 e 1954, durante os governos de Getúlio Vargas e a gestão do prefeito Ildo Meneghetti para abrigar trabalhadores da indústria.
O Conjunto Habitacional Passo d’Areia, também conhecido como Vila dos Industriários, foi informalmente chamado de IAPI, em alusão ao antigo Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários, ainda de acordo com a Wikipedia.
Um dos, ou o mais antigo condomínio do continente, o projeto foi idealizado e sua construção acompanhada pelo engenheiro Edmundo Gardolinski, inspiarada na ideia de Cidade-jardim de Ebenezer Howard – uma combinação urbana de cidade e campo.
Em momento anterior, a Senhor F já publicou uma série de matérias sobre roteiros turísticos musicais no país e na Amèrica Latina, que resultou em um projeto que pretendemos retomar logo que for possível.
Foto (capa): A confluência das ruas Novo Hamburgo e Rio Pardo, na Vila do IAPI, no bairro Passo d’Areia, em Porto Alegre, Brasil. Autor: Obirici.
Foto (interna): Reprodução site de Aline Silva Dexheimer.
Deixe um comentário