A África tem cantoras lendárias como Bi Kidude (Tanzânia), Miriam Makeba (África do Sul) e Bebe Manga (Camarões), destaques em seus diferentes gêneros musicais.
A rumba congolesa também gerou a sua maior expressão feminina, a cantora M’bilia Bel, considerada a “Rainha da Rumba Africana” e uma das figuras mais influentes da música da África no século XX.
Após acompanhar Sam Mangwana, sua carreira ganhou notoriedade em 1982, com o lançamento do hit Mpeve Ya Longo, do grupo Afrisa International de Tabu Ley Rochereau.
No mesmo ano, assinando M’bilia Bel Avec Seigneur Ley Rochereau Et L’Afrisa International, lança o disco L’Explosive, ganha os prêmios de cantora revelação e melhor canção – Eswi Yo Wapi, dela e Tabu Ley.
Em 1988, após vários anos ao lado de Tabu Ley, M’bilia Bel lança seu primeiro álbum solo – Phénomène, que confirmou seu sucessos nos “dois Congos” e internacionalmente.
Desde então, a “Rainha da Rumba Africana” mantém sua carreira em alta, com lançamento de singles e álbuns, além de participação em festivais em vários continentes e países.
Foto: Senhor F Social Club
Deixe um comentário