Um dos grandes nomes da guitarra africana é Zoundegnon Bernard, conhecido pelo apelido “Papillon”, guitarrista principal e um dos membros fundadores da T. P. Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou, do Benin.
Como músico e guitarrista, Papillon ajudou a moldar, entre as décadas de 1960 e 1980, o som característico da Poly-Rythmo, uma explosiva mistura de funk, highlife, rumba, rock e ritmos tradicionais vodoun.
- Na música da Poly-Rythmo, a guitarra de Papillon como um motor rítmico, sincronizada com bateria e baixo para produzir os grooves polirrítmicos característicos do grupo, de acordo com a publicação Pitchfork.
Papillon é creditado como lead guitar em muitas álbuns e singles do grupo, destacando coleções como Volume One: The Vodoun Effect (Analog Africa), com os primeiros registros da Poly-Rythmo e reedições de seus próprios títulos.
Atualmente (2025), estão disponíveis três álbuns de Papillon:
- 1) T. P. Orchestre Poly-Rythmo De Cotonou – Benin* Avec Zoundegnon Bernard ‘Papillon’* – Cherie Coco / Mille Fois Merci (1977);
- 2) Papillon Du Poly Rythmo En Action* – Ambiance Africana N° 1 (sem data)
- 3) T.P. Orchestre Poly-Rythmo – Vol. 7 – T. P. Orchestre Poly-Rhythmo De Cotonou Benin Avec Zoundegnon Bernard ‘Papillon’ Guitariste Principal (1979)
Papillon morreu precocemente em 27/10/1982, deixando um legado fundamental para a música africana moderna, só reconhecido mais amplamente nas décadas seguintes.
- Ouça playlist com a influência cubana na música do Benin (clique na imagem):

Foto: Senhor F Social Club.
Deixe um comentário