Assim como no Brasil a série As 14 Mais marcou seu tempo , na Colômbia a compilação 14 Cañonazos Bailables encerra uma história secreta de sucesso.
Editada pela lendária gravadora Discos Fuentes, a série de LPs 14 Cañonazos Bailables surgiu no mercado colombiano e latino em 1961.
De 12 para 14 faixas
Na época, os LPs podiam conter apenas 12 faixas, ou seja, 6 de cada lado, que os engenheiros da gravadora trataram de aumentar para mais uma em cada lado.
No vídeo acima, o engenheiro Gabriel Jaime Gutierrez explica como comprimiam os acetatos para 14 músicas e também fala sobre a origem do nome da histórica série.
A história secreta da série 14 Cañonazos Bailables inclui também curiosidades sobre seu título e os motivos de suas capas – canhões (da cidade Cartagena) e mulheres seminuas.
As capas dos discos com mulheres de biquini que, por um lado, contribuíram para o sucesso da série , por outro, provocaram questionamentos ao longo do tempo..
O primeiro volume de 14 Cañonazos Bailables incluiu sucessos de Lucho Bermúdez y Su Orchestra, Pedro Laza y Sus Pelayeros e Los Teen Agers, entre outros – veja aqui a série completa.
Memória musical
Além de animar as festas de final de ano, a compilação que chegou a 62 volumes, apresentava os principais sucessos e construía a memória da música tropical.
A série sobreviveu às mudanças de mídias musicais, indo do vinil nos sessenta, ao cassete e passando, mais recentemente para as modernas plataformas digitais.
A gravadora Discos Fuentes foi fundada em 1934 em Cartagena por Antonio Fuentes, transferindo-se posteriormente para a cidade de Madellin, também na Colômbia.
PARA OUVIR – Ouça a playlist Cañonazos (el mejor) com temas selecionados da série Cañonazos Bailables, da gravadora Discos Fuentes, por Fernando Rosa.
Foto: Senhor F Social Club (LP “14 Cañonazos Bailables #20 do acervo de Senhor F Social Club)
Deixe um comentário