O disco “Super Somali Sounds from the Gulf of Tadjoura“, do grupo somali 4 Mars, do Djibuti, é um clássico exemplo do poder da música para a descolonização e construção de identidade cultural independente.
Álbum duplo lançado pela Ostinato Records, a coleção de canções reúne temas resgatados dos arquivos da Rádio Televisão do Djibuti (RTD), contendo registros ao vivo nos estúdios da rádio oficial e no Teatro Nacional.
- Ouça “Super Somali Sounds from the Gulf of Tadjoura” (na íntegra; também disponível no Spotify).
- As músicas oriundas de rolos, cassetes e outras fontes – com registros gravados entre 1982 e 1994, foram tratadas e remasterizadas por jovens arquivistas da RTD formados em universidades chinesas.
Com cerca de 30 integrantes, 4 Mars produziu um mix de música oriental com reggae jamaicano e influências regionais, executado por sintetizadores turcos, sopros americanos, flautas chinesas e vocais de Bollywood.
A geografia explica a fusão sonora que resultou na música somali “em sua forma mais ousada, espiritual e sincrética”, segundo Vik Sohonie, fundador da Ostinato Records, em matéria assinada por Lucy Ilado, no site Music in África.
Participação política
O nome 4 Mars remete à data de fundação do People’s Rally for Progress (RPP), em 1977, partido que liderou a luta do Djibuti pela independência do colonialismo francês – saiba mais sobre o país.
Os líderes do Djibuti apostavam na música, e especialmente no 4 Mars, como a trilha sonora ideal para uma nova era independente”, diz Vik Sohonie, responsável por resgatar a banda e o disco para os tempos atuais.
Localizado no extremo nordeste da África (veja no mapa), em situação estratégica para as navegações, a República do Djibuti conta com uma população de cerca de 800 mil habitantes – 1/3 do comércio mundial passa pelo estreito do Djibuti.

Ostinado Records – Fundada em 2016, a Ostinato Records tornou-se a primeira gravadora a ter acesso aos Arquivos da Radiodiffusion Télévision de Djibouti (RTD), que resultaram em outros lançamentos – veja aqui.
- Ouça abaixo a playlist África Infinita – A música da África Oriental, com artistas da Somália, Tanzânia, Etiópia, Djibuti, Comores, Eritréia, Quênia, Moçambique, Zimbabue e Zambia.

Foto: Senhor F Social Club.
Deixe um comentário