Assim como outros gêneros caribenhas, a exemplo do bolero, do calypso e da rumba, o reggae também ganhou o mundo fundindo-se com outras sonoridades.

Um dos casos mais expressivos dessa sintonia musical global é o cantor e compositor Ibrahim Hesnawi, considerado o “pai do reggae líbio”.

Com a explosão mundial de Bob Marley & The Wailers, o reggae jamaicano aterrisou na Líbia na segunda metade dos anos setenta, permanecendo popular desde então. 

Em 1980, Ibrahim gravou o seu primeiro disco, “Hesnawi and Peace”, afirmando a presença do gênero e o seu pioneirismo não apenas na Líbia, mas em toda a região.

O reggae particular de Ibrahim Hesnawi combina vários gêneros regionais como o raï argelino e influências globais, com letras em árabe e inglês falando de temas sociais.

O pai do reggae líbio

A coletânea “The Father of Libyan Reggae”, lançada na série da Habib Funk, da Habibifunk Records, é um boa porta de entrada para conhecer a obra de Hesnawi.

  • Habibi Funk Records é uma gravadora de reedições sediada em Berlim, Alemanha, dedicada à música do mundo árabe. Foi cofundada por Jannis Stürtz , que também trabalha como DJ usando o nome Habibi Funk.(Wikipedia)

O álbum, lançado em 2023, traz nove temas selecionados de diferentes momentos de sua carreira, que resultou em cerca de 35 LPs e cassetes, ao longo das últimas décadas.

O mapa da África destacando a Líbia.

Foto da capa: Senhor F Social Club; mapa: Wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending