Lançado em 1978, “Mandjou”, com Ambassadeur International, é um dos grandes álbuns da música africana moderna. A música tema, por sua vez, é um clássico imortalizado do afro-jazz do continente. Um hino pan-africano, como alguém escreveu, que revelou a voz de Salif Keita para o mundo
Abrindo o lado “A” do disco, o tema “Mandjou” traz a voz de Salif Keita sob uma base de percussão, guitarras, sopros, teclado e violino. A mistura das sonoridades do Mali, da Guiné-Conakri e cubanas resultam em um frescor cativante. Com cerca de 12 minutos, a música tem passagens clássicas.
A banda nasceu em 1977, em Abdijan, após a separação do “Ambassadeurs du Motel”, reunindo músicos da Guiné-Conakri, Mali e Costa do Marfim. Entre eles, os guitarristas Kante Manfila, Sékou Diabaté e Ousmane Kouyaté. O LP foi lançado pela gravadora Badmos International Records, da Costa do Marfim.
Antes disso, Salfi Keita integrou a banda Rail Band, responsável por clássicos como o disco de estreia autointitulado “Orchestre Rail-Band de Bamako“, em 1970. Em 1973, Keita e vários membros da Rail Band mudaram-se para Abidjian, capital da Costa do Marfim. Ali nasce Les Ambassadeurs Internationaux e “Mandjou”.
PLAYLIST – Ouça também a playlist “África Infinita – Orchestras Africanas (Mali), no perfil Senhor F Social Club, no Spotify.
Foto: Imagem da capa original da primeira edição de “Mandjou”, pela gravadora Badmos International Records, de Abidjan, na Costa do Marfim – acervo de Senhor F Social Club.
Deixe um comentário