A gravadora Gravasom, em Belém, no Pará, foi decisiva para a construção de uma cena musical e para o desenvolvimento de gêneros musicais amazônicos como a lambada, o beiradão e o brega. Além de gravar os artistas da região, a Gravasom incentivou o mercado local com o lançamento de duas séries de discos, que cruzaram os anos oitenta.
A primeira, sob o título de “Guitarradas – Lambadas Ritmo Alucinante”, com assinatura de um guitarrista fictício, trazia temas do gênero em versão instrumental. A segunda continha clássicos da música caribenha, em especial das Antilhas – atualmente, alguns títulos estão disponíveis em versão digital (em próxima publicação).
A série “Guitarradas” teve sete volumes, lançadas entre 1982 e 1991, com alterações em sua apresentação, combinando as expressões “guitarrada” e “lambada”. Todas as capas traziam a imagem de uma guitarra – real ou estilizada, para reforçar a ideia do título e do som.
A série era creditada ao guitarrista Carlos Marajó (de Carlos Santos, dono da Gravasom, e Marajó, da ilha), na verdade um pseudônimo inventado pela gravadora. O primeiro volume, segundo o blog Lambadas das Quebradas, foi gravado pelo guitarrista amazonense Oseas, e os demais, ou pelo menos três deles, pelo guitarrista paraense Aldo Sena.
LEITA TAMBÉM: Mestre Vieira e outros gênios da guitarra do Norte que criaram um gênero musical
Nos dois primeiros volumes, os discos traziam na capa o subtítulo “Lambadas Ritmo Alucinante”, remetendo ao gênero conhecido do povo. Todos os demais títulos trouxeram apenas a expressão “Guitarradas” grafada na capa, exceto o volume 6, que destacou “Lambadas de Guitarra”, com o subtítulo “Guitarradas/Vol. 6”.
Série “Guitarradas”:
- Volume 1 – Guitarradas/Lambadas ritmo alucinante (1982)
- Volume 2 – Guitarradas/Lambadas ritmo alucinante (1983)
- Volume 3 – Guitarradas (1985)
- Volume 4 – Guitarradas/Melô do corrupto (1986)
- Volume 5 – Guitarradas/Melô da camisinha (1988)
- Volume 6 – Guitarras/Lambadas de guitarra (1989)
- Volume 7 – Guitarradas (1991)
Os Brasas de Maraú
Outro disco gravado por “Carlos Marajó” (creditado como autor de música e letra) é o Volume 1, na verdade único, do grupo Os Brasas de Maraú, lançado pela Gravasom, em 1982. Os Brasas de Maraú é uma espécie de “extra” não incluído na série “Guitarradas” naquele momento, talvez por ter canções com letras.
Assim, neste disco, ‘Carlos Marajó” também mostra sua habilidade como letrista. “Sabemos que quem compôs e tocou guitarra neste disco foi Aldo Sena, a maior personificação de Carlos Marajó”, dizem os editores do perfil Lambadas das Quebradas, no Youtube.
A série Guitarradas também conta com uma coletânea especial As Melhores Guitarradas, contendo temas dos sete volumes. (abaixo).
Leia mais em Ondas Tropicais – A invenção da lambada e do beiradão na Amazônia moderna.
Da Redação
Deixe um comentário